
As células de usuários de multivitaminas podem ter uma idade biológica mais jovem do que as células de não-usuários, de acordo com a nova investigação liderada por Honglei Chen, MD, PhD da National Institute of Environmental Health Sciences.
Os pesquisadores analisaram o comprimento de telômeros, sequências de DNA no final dos cromossomos que encurtam na medida em que as células replicam-se e envelhecem. O envelhecimento e a longevidade de células normais e saudáveis estão ligados ao chamado mecanismo de encurtamento telomerásico, que limita as células a um determinado número de divisões. Durante a replicação celular, a função dos telômeros é assegurar que os cromossomos das células não se fundam uns com os outros ou se reorganizem, o que pode levar ao câncer. Elizabeth Blackburn, uma pioneira nos estudos sobre os telômeros da University of California San Francisco, comparou os telômeros aos nós dos laços de um sapato, sem os quais os laços se soltariam.
A cada replicação os telômeros encurtam, e quando o telômeros são totalmente consumidos as células são destruídas (apoptose). Estudos anteriores também relataram que telômeros são altamente suscetíveis a estresse oxidativo.
O Dr. Chen e seus colegas de trabalho constataram que o comprimento do telômero pode, portanto, ser um marcador biológico do envelhecimento, e que as multivitaminas podem afetar beneficamente o comprimento dos telômeros através da modulação do estresse oxidativo e da inflamação crônica. Segundo os resultados publicados na nova edição do American Journal of Clinical Nutrition, os telômeros dos usuários diários de multivitaminas podem ser, em média, 5,1 por cento maiores do que em não-usuários.
"Para o nosso conhecimento, este foi o primeiro estudo epidemiológico sobre uso de multivitaminas e comprimento dos telômeros", escreveu o Dr. Chen. "Usuários regulares de multivitaminas tendem a seguir um estilo de vida saudável e têm uma maior ingestão de micronutrientes, que por vezes torna difícil interpretar epidemiologicamente observações sobre a utilização de multivitaminas."
De acordo com a National Institutes of Health (NIH) State-of-the-Science Panel, metade da população americana rotineiramente utiliza suplementos alimentares, com o seu gasto anual estimado em mais de 20 bilhões de dólares.
Os recentes resultados do National Health and Nutrition Examination Survey mostrou que 35 por cento da população adulta dos EUA consome regularmente um ou mais tipos de produtos multivitamínicos (Am. J. Epidemiol., 2004, vol. 160, Pages 339-349).
Fonte: American Journal of Clinical Nutrition, de Junho de 2009, Volume 89, Number 6, Pages 1857-1863, doi: 10.3945/ajcn.2008.26986 "multivitamínico utilização e telomere comprimento em mulheres" Autores: Q. Xu, CGParks, LADeRoo, RM Cawthon, D.P. Sandler, H. Chen |